A Nova Classe Média e a Dialética do Consumo

Paulo Abdala

Resumo


O tema da nova classe média tem sido recorrente, nos últimos anos, sem que se encontrem reflexões críticas sobre sua relação com o tema do consumo ou problematizações sobre seus fundamentos teórico-conceituais. Apresentamos uma contribuição no sentido de superar estas ausências. Recorremos às proposições de Álvaro Vieira Pinto: compartilhamos a crítica ao papel cumprido pela academia ao selecionar e criar modelos convenientes que encobrem as contradições sociais; e nos inspiramos nas proposições sobre consumo porque elas propiciam um conjunto de conceitos dialeticamente articulados a partir dos quais podemos iniciar uma reflexão problematizadora sobre a associação entre consumo e avanços sociais.




REBELA - Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos
ISSN 2237-339X
Instituto de Estudos Latino-Americanos - IELA
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Socioeconômico - Primeiro andar - Bloco D 
Florianópolis SC
Telefone: + 55 48 37216483

e-mail:iela@contato.ufsc.br